Ibama emite licença para obras em linha de transmissão de Belo Monte

BRASÍLIA - O Ibama emitiu a segunda e principal licença de instalação do primeiro bipolo da linha de transmissão que interligará a usina hidrelétrica de Belo Monte com o Sistema Interligado Nacional. O empreendimento tem custo de R$ 4,2 bilhões e que deve ser entregue em fevereiro de 2018. A obra é fundamental para que a energia da usina seja distribuída pelo país.

A licença assinada na segunda-feira pela presidente do Ibama, Marilene Ramos, permite a construção das linhas de transmissão em corrente contínua de 800 quilowatts (kW) de Xingu (PA) a Estreito (SP), das estações repetidoras de telecomunicações, de canteiros auxiliares e acessos. Em outubro, o Ibama já havia emitido licença para instalação de duas estações conversoras e dos canteiros principais da linha. A licença, na prática, permite o início das obras.

Segundo Newton Zerbini. diretor de meio ambiente da Belo Monte Transmissora de Energia (BMTE), a licença emitida no dia 4 se refere a praticamente a metade do valor total de investimento da linha, de R$ 4,2 bilhões. Fica faltando, segundo ele, uma terceira licença para instalação dos eletrodos nas pontas da linha, que deve sair em meados deste ano, prevê.

— Obtendo-se as licenças agora, o prazo é possível de ser cumprido — disse Zerbini ao GLOBO.

Entre as condições impostas pelo Ibama para emissão da licença estão 22 ajustes no traçado da linha de transmissão, que ainda serão avaliados pela empresa.

A BMTE é controlada pelos chineses da State Grid, e tem como sócios também Furnas e Eletronorte, subsidiárias da Eletrobras. A linha de transmissão corta quatro estados do Brasil, com mais de 2 mil quilômetros de extensão.

fonte: Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Matriz-GO

(62) 3097-4171

Av. São Paulo, Qd. 11, Lt. 02, 1º Andar, Aparecida de Goiânia-GO - CEP: 74905-770

Filial-RO

(69) 3222-3641

Rua Jatuarana, nº 740, Bairro Lagoa, Porto Velho-RO - CEP: 76812-052

Atendimento Comercial

(62) 3097-4171

E-mail: comercial@energoato.com.br

Copyright © 2015 Energoato Eletricidade. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: PortalQuest